sábado, 8 de outubro de 2016
sábado, 10 de setembro de 2016
quarta-feira, 7 de setembro de 2016
sexta-feira, 5 de agosto de 2016
sábado, 5 de dezembro de 2015
Números Complexos
Definição
Número complexo é todo número da forma a + bi, em que a e b são números reais e i é a unidade imaginária.
Exemplos:
a) 5 - 2i
b) 7 + i
c) 3i
d) 0i (que é igual a zero)
Os exemplos anteriores é a forma algébrica de um número complexo, onde temos a parte real e a parte imaginária, por exemplo o número complexo 5 - 2i . a parte real é 5 e a parte imaginária é 2.
Exemplo 1
Determinar x, com x pertencente ao números reais, de modo que o número complexo 8 + (3x - 6)i seja real.
Solução
Para que o número complexo 8 + (3x - 6)i seja real, temos que ter 3x - 6 = 0, daí 3x = 6, então segue-se que x = 2
Número complexo é todo número da forma a + bi, em que a e b são números reais e i é a unidade imaginária.
Exemplos:
a) 5 - 2i
b) 7 + i
c) 3i
d) 0i (que é igual a zero)
Os exemplos anteriores é a forma algébrica de um número complexo, onde temos a parte real e a parte imaginária, por exemplo o número complexo 5 - 2i . a parte real é 5 e a parte imaginária é 2.
Exemplo 1
Determinar x, com x pertencente ao números reais, de modo que o número complexo 8 + (3x - 6)i seja real.
Solução
Para que o número complexo 8 + (3x - 6)i seja real, temos que ter 3x - 6 = 0, daí 3x = 6, então segue-se que x = 2
sábado, 10 de outubro de 2015
Equações do 1º grau
Preparamos para vocês uma lista de exercícios excelentes para testar seus conhecimentos em equações do 1º grau,lápis e papel nas mãos e vamos aos exercícios.
Exercício Proposto - Equação do 1º grau
1) 2 x + 6 = x + 1 2) 5 x – 3 = 2 x + 9
3) 3 (2x-3) + 2 (x + 1) = 3x + 18 4) 2x + 3 (x – 5) = 4x + 9
5) 2 (x + 1) – 3 (2x – 5) = 6x – 3 6) 3x – 5 = x – 2
7) 3x – 5 = 13 8) 3x + 5 = 2
9) x – (2x – 1) = 23 10) 2x – (x – 1) = 5 – (x – 3)
11) 18x
- 43 = 65 12) 23x
- 16 = 14 - 17x
13) x(x
+ 4) + x(x + 2) = 2x2
+ 12 14) (x
- 5)/10 + (1 - 2x)/5 = (3-x)/4
15) x - 17 = -9 28) 3. (x +2) + 5 = x + 12
16) 2x = -7 29) x + 4.(x - 1) = 9 - 2.(x + 3)
17) 3x + 2 = 2x - 11 30) 5.(3x - 2) = 2.(6x + 3)
18) 2x = 16 31) 2.(3x-1) + 2 .(3-x)
19) x/2 = -5 32) 7.(x-1) = 2.(3x+1)
20) 2x + 14 = 5x - 1 33) 2.(3 - y) + 7.(2 - y) = 15 - 4y
21) 4x - 5 = 6x + 11 34) 2.(x - 2) + 5.( 2 - x) + 6.(x + 1)= 0
22) 5x + 4 - 2x = 26 - 3x 35) 3. (x - 2) - (1 - x) = 13
23) 5x - 7 - 2x - 2 = 0 36) x - (x + 1) = 12 - (3x - 2)
24) x - 8 + 5x = -3 +2x + 7 37) x/2 = 12/3
25) 4x + 9 = 3x + 5 38)2x + 1 = x - 3
16) 2x = -7 29) x + 4.(x - 1) = 9 - 2.(x + 3)
17) 3x + 2 = 2x - 11 30) 5.(3x - 2) = 2.(6x + 3)
18) 2x = 16 31) 2.(3x-1) + 2 .(3-x)
19) x/2 = -5 32) 7.(x-1) = 2.(3x+1)
20) 2x + 14 = 5x - 1 33) 2.(3 - y) + 7.(2 - y) = 15 - 4y
21) 4x - 5 = 6x + 11 34) 2.(x - 2) + 5.( 2 - x) + 6.(x + 1)= 0
22) 5x + 4 - 2x = 26 - 3x 35) 3. (x - 2) - (1 - x) = 13
23) 5x - 7 - 2x - 2 = 0 36) x - (x + 1) = 12 - (3x - 2)
24) x - 8 + 5x = -3 +2x + 7 37) x/2 = 12/3
25) 4x + 9 = 3x + 5 38)2x + 1 = x - 3
26) -10 + 4 - 2x = -4x - 7 39) 5x + 5 = 40
27) 10x - 8 - 2 = 7x - 4 40) 6x - 10 = 50
quarta-feira, 7 de outubro de 2015
Equação do 1º grau
Introdução a Equação do 1° grau
Equação é toda sentença matemática aberta expressa por uma igualdade.
Exemplo:
a) x + 4 = 5
b) 2x - 5 = 10
Como podemos observar os exemplos acima são sentenças abertas pois devemos colocar no lugar da letra x um valor para afim de obtermos uma igualdade verdadeira.
Solução de uma equação.
Para resolver uma equação do 1° grau temos que encontrarmos um valor para a variável afim de tornar a igualdade verdadeira. Observe o exemplo a seguir:
Dada a equação do 1º grau 2x - 5 = 5
Para x = 1, temos; 2 x 1 - 5 = 2 - 5 = -3 , falso pois -3 é diferente de 5
Para x = 2 , temos; 2 x 2 - 5 = 4 - 5 = -1 , falso, pois - 1 é diferente de 5
Para x = 3 , temos; 2 x 3 - 5 = 6 -5 = 1 , falso, pois 1 é diferente de 5
Para x = 4 , temos 2 x 4 - 5 = 8 - 5 = 3 , falso, pois 3 é diferente de 5
Para x = 5 , temos; 2 x 5 -5 = 10 -5 = 5, verdadeiro,pois 5 é igual 5
Observando concluir que o único valor encontrado para que a sentença seja verdadeira é quando assume valor igual a 5. Portanto, o número 5 é solução da equação .
Exercício Proposto.
1º - Resolva as equações do 1º grau a seguir.
a) 2x = 12
b) 3x - 2 = 14
c) 4x + 10 = 40
d) 5x - 3 = 60
e) 10x + 25 = 45
f) x - 4 = 4
g) x + 9 = 10
Aula 1
Definição:Equação é toda sentença matemática aberta expressa por uma igualdade.
Exemplo:
a) x + 4 = 5
b) 2x - 5 = 10
Como podemos observar os exemplos acima são sentenças abertas pois devemos colocar no lugar da letra x um valor para afim de obtermos uma igualdade verdadeira.
Solução de uma equação.
Para resolver uma equação do 1° grau temos que encontrarmos um valor para a variável afim de tornar a igualdade verdadeira. Observe o exemplo a seguir:
Dada a equação do 1º grau 2x - 5 = 5
Para x = 1, temos; 2 x 1 - 5 = 2 - 5 = -3 , falso pois -3 é diferente de 5
Para x = 2 , temos; 2 x 2 - 5 = 4 - 5 = -1 , falso, pois - 1 é diferente de 5
Para x = 3 , temos; 2 x 3 - 5 = 6 -5 = 1 , falso, pois 1 é diferente de 5
Para x = 4 , temos 2 x 4 - 5 = 8 - 5 = 3 , falso, pois 3 é diferente de 5
Para x = 5 , temos; 2 x 5 -5 = 10 -5 = 5, verdadeiro,pois 5 é igual 5
Observando concluir que o único valor encontrado para que a sentença seja verdadeira é quando assume valor igual a 5. Portanto, o número 5 é solução da equação .
Exercício Proposto.
1º - Resolva as equações do 1º grau a seguir.
a) 2x = 12
b) 3x - 2 = 14
c) 4x + 10 = 40
d) 5x - 3 = 60
e) 10x + 25 = 45
f) x - 4 = 4
g) x + 9 = 10
sábado, 26 de setembro de 2015
Combinações simples
Definição
Dados m elementos do conjunto I = {a¹, a², ...a}, chama-se combinações simples de p elementos de I todo subconjunto de I formado por p elementos com m e p números naturais e p menor ou igual a m.
Fórmula do cálculo da combinação simples.
Dados m elementos do conjunto I = {a¹, a², ...a}, chama-se combinações simples de p elementos de I todo subconjunto de I formado por p elementos com m e p números naturais e p menor ou igual a m.
Fórmula do cálculo da combinação simples.
Cm,p = m!/p!(m - p)!
Exemplo 1.
Calcule:
a) C7,5 = 7!/5!(7 - 5)! = 7!/5! x 2! = 7 x 6 x 5!/5! x 2 = 42/2 = 21
b) C4,4 = 4!/4!(4 - 4)! = 4!/4! x 0! = 4!/4! = 1
Exemplo 2
Entre oito policiais serão escolhidos cinco para garantir a segurança pessoal de um senador da republica durante um evento. Quantos grupos de segurança diferentes podem ser formados se os escolhidos terão funções idênticas?
Solução
Como temos oito policiais e ordem da escolha não altera o grupo, então podemos usar a fórmula da combinação simples de 8 tomado 5 a 5.
C8,5 = 8!/5!(8 - 5)! = 8!/5! x 3! = 8 x 7 x 6 x 5! /5! x 3 x 2 x 1= 4 x 7 x 3 = 84.
Portanto, temos 84 grupos de segurança.
Exercícios Propostos
1º - Uma comissão de quatro membros deve ser escolhida entre sete pessoas. De quantos modos diferentes essas comissão pode ser formada se seus componentes terão funções idênticas?
2º - Cada uma das dez equipes que disputam um campeonato de futebol enfrenta cada uma das demais um única vez. Quantos jogos compõem esse campeonato?
3º - Considere sete pontos distintos de uma circunferência, conforme a figura:
a) Quantas retas ficam determinadas por esses pontos?
b) Quantos triângulos ficam determinados por esses pontos?
c) Quantos quadriláteros convexos ficam determinados por esses pontos?
d) Quantos pentágonos convexos ficam determinados por esses pontos?
e) De todos os pentágonos determinados por esses pontos, quantos têm como vértices o ponto A?
f) De todos os pentágonos convexos determinados por esses sete pontos, quantos têm como lado o segmento AB?
4º - As retas r e s representadas abaixo são paralelas.
a) Quantas retas ficam determinadas por esses pontos?
b) Quantos triângulos ficam determinados por esses dez pontos distintos?e
c) De todos os triângulos determinados por esses dez pontos distintos, quantos têm como vértices o ponto H?
d) De todos os triângulos determinados por esses dez pontos distintos, quantos têm um lado contido na reta r?
e) Quantos quadriláteros convexos ficam determinados por esses dez pontos distintos?
5º - Uma salada de frutas deve conter quantidade iguais de quatro tipos de frutas escolhidas entre uva, maçã, laranja, mamão, morango e melão. Quantas saladas diferentes poderão ser preparadas se maçã e laranja forem ingredientes obrigatórios?
6º - Uma equipe formada por dois arquitetos e por três engenheiros será escolhidos entre cinco arquitetos e seis engenheiros. De quantas maneiras diferentes essa equipe pode ser formada?
Bom Exercício!!
Fatorial de um número natural
Definição
Seja m um número natural, com m maior ou igual 2. define-se o fatorial de m, representado por m!, como o produto dos números naturais consecutivos m, m - 1, m - 2, ....., 1,isto é:
m! = m(m - 1) (m - 2) ....1.
Observação.
0! = 1
1! = 1, então 0! = 1!
Exemplos.
a) 2! = 2 x 1 = 2
b) 4! = 4 x 3 x 2 x 1 = 24
c) 5! = 5 x 4 x 3 x 2 x 1 = 120.
d) 10!/9! = (10 x 9!)/9! = 10
Exercícios propostos.
1º - Calcule:
a) 7!
b) 3! x 2!
c) 4! - 2!
d) 0!/3!
2º - Classifique em verdadeira ou falsa cada uma das afirmações.
a) 3! + 2! = 5!
b) 3! x 2! = 6!
c) 4! + 4! = 2 x 4!
d) m! = m(m - 1) ( m - 2)!, para todo m natural maior que 2
3º - Simplifique as frações;
a) 6!/3!
b) ( 5! x 8!)/(4! x 7!)
c) m!/(m - 1)!
d) m!/(m + 2)!
4º - Resolvas as equaçoes.
a) (m + 2)!/m! = 12
b) (m - 2)!/(m - 1)! = 1/5
6º - Determine o conjunto dos valores de m tais que:
m! + (m + 1)!/(m - 1)! = 15.
Seja m um número natural, com m maior ou igual 2. define-se o fatorial de m, representado por m!, como o produto dos números naturais consecutivos m, m - 1, m - 2, ....., 1,isto é:
m! = m(m - 1) (m - 2) ....1.
Observação.
0! = 1
1! = 1, então 0! = 1!
Exemplos.
a) 2! = 2 x 1 = 2
b) 4! = 4 x 3 x 2 x 1 = 24
c) 5! = 5 x 4 x 3 x 2 x 1 = 120.
d) 10!/9! = (10 x 9!)/9! = 10
Exercícios propostos.
1º - Calcule:
a) 7!
b) 3! x 2!
c) 4! - 2!
d) 0!/3!
2º - Classifique em verdadeira ou falsa cada uma das afirmações.
a) 3! + 2! = 5!
b) 3! x 2! = 6!
c) 4! + 4! = 2 x 4!
d) m! = m(m - 1) ( m - 2)!, para todo m natural maior que 2
3º - Simplifique as frações;
a) 6!/3!
b) ( 5! x 8!)/(4! x 7!)
c) m!/(m - 1)!
d) m!/(m + 2)!
4º - Resolvas as equaçoes.
a) (m + 2)!/m! = 12
b) (m - 2)!/(m - 1)! = 1/5
6º - Determine o conjunto dos valores de m tais que:
m! + (m + 1)!/(m - 1)! = 15.
Bom exercício!!!
sexta-feira, 25 de setembro de 2015
segunda-feira, 21 de setembro de 2015
Porcentagem
Porcentagem
As razões de denominador 100 são chamadas de razões centesimais ou taxas percentuais ou porcentagens.
Exemplos.
* 30% = 30/100 = 0,30
* 50% = 50/100 = 0,50
Exemplo prático 1:
Em lote de 50 lâmpadas, 13 apresentaram defeito. Qual é a razão entre o número de lâmpadas defeituosas e o total de lâmpadas?
Solução.
A razão é dada por:
13/50 multiplicando o numerador e o denominador desta fração por dois obtemos: 26/100 que significa 26% ou seja, se o lote tivesse 100 lâmpadas, 26 estariam com defeito.
Exemplo prático 2:
De um exame para habilitação de motoristas participaram 380 candidatos. Sabe-se que a taxa de reprovação foi de 15%. Qual foi o número de reprovados?
Solução.
Como 15% = 15/100 = 0,15 ,então fazemos a multiplicação de 0,15 por 380. Ou seja 0,15 x 380 = 57.
Portanto, foram 57 candidatos reprovados.
Exercício Proposto
1º - Calcule:
a) 20% de 600
b) 3,5% de 400
c) 16,2% de 80
d) 7,5% de 400
2º - Um vendedor recebe um salário fixo de R$ 250,00 mais 4% sobre o total de vendas no mês. Qual será o seu salário se , em certo mês, o total de vendas efetuadas for de R$ 15 000,00?
3º - Calcule o valor de x em cada caso;
a) 10 é x% de 40
b) 3,6 é x% de 72
c) 120 é x% de 150
d) 136 é x% de 400
4º - Do salário mensal de Vítor, 1/10 é reservado para o pagamento de seu plano de saúde, 30% são usados para pagamento do aluguel, 35% são gastos com alimentação. Descontadas essas despesas, sobram R$ 300,00 a Vítor. Qual é o seu salário?
5º - Em uma classe de 40 alunos, 60% são moças. Sabendo que 3/8 dos rapazes e 75% das moças foram aprovados, determine:
a) O número de alunos que não conseguiram aprovação.
b) A taxa percentual de alunos aprovados.
Entre no endereço: https://sites.google.com/site/matematicaexercicioeaplicacao/ e resolva a lista de exercício referente a esse assunto.
quinta-feira, 10 de setembro de 2015
Trigonometria na circunferência
Estudo da variação de sinal do Seno, Cosseno e da Tangente na circunferência trigonométrica
Na figura abaixo, temos que o Seno, Cosseno e tangente no 1º quadrante é positivo
Na figura abaixo, temos que o Seno é positivo no 2º quadrante, o Cosseno é negativo no 2º quadrante e a Tangente é negativa no 2º quadrante.
Na figura abaixo, temos que o Seno é negativo no 3º quadrante, o Cosseno é negativo no 3º quadrante e a Tangente é positiva no 3º quadrante.
Na figura abaixo, temos que o Seno é negativo no 4º quadrante, o Cosseno é positivo no 4º quadrante e a Tangente é negativa no 4º quadrante
Lembrete: Os quadrantes na circunferência trigonométrica é marcado no sentido anti-horário, observe a figura a seguir.
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