quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Nota de Matemática

Notas das atividades de Matemática
Turma de dependência(Eunice Campos 2011)

Nome dos alunos          AA1      AA2     AA3     AA4      Nota final    Situação
Alexssandra Laís            9,0        6,0     5,0       5,0           25,0      Aprovada
Aline Stephanie              9,0        10,0    10,0     10,0        39,0      Aprovada
Andreza Quitéria            6,5      10,0     9,0       6,0          31,5       Aprovada
Ayrton Alves                   7,0        7,0    9,0        7,0         30,0       Aprovado
Daniela da Silva             6,5      10,0      9,0       6,0          31,5       Aprovada
Daniele Marinho              7,0        5,0      7,0      7,0         26,0      Aprovada
Elvio Luan                       6,5       10,0      5,0      6,0         27,5     Aprovado
Geane Silva                     5,0         6,0      7,0      7,0         25,0     Aprovada
Gleyce Anunciação         0,0        0,0      0,0       0,0           0,0        Reprovada
Graziela de Souza           6,5      10,0      9,0       6,0          31,5       Aprovada
Higor Fernando               7,0      10,0      0,0       0,0          17,0       Reprovado
Ingrids de Omena           6,5       10,0      5,0       6,0           27,5     Aprovada
Jadilso Julio S.Jr              7,0        7,0      9,0       7,0           30,0     Aprovado
Jalisson dos Santos          7,0        5,0      7,0      7,0           26,0      Aprovado
Jenileide dos Santos         6,0        9,0      6,0       6,0           27,0     Aprovada
Leandro Pereira                6,0        6,0      6,0       7,0           25,0    Aprovado
Marx Lucas B.                  6,0        6,0      6,0       7,0           25,0    Aprovado
Patricia Maria                    0,0        0,0      0,0       0,0            0,0      Reprovada
Patricia Santos                 8,5        9,0      5,0      10,0            32,5    Aprovada
Suzana Loureiro               8,5        9,0      5,0      10,0            32,5    Aprovada
Renivaldo Barros              6,0       9,0      6,0       6,0             27,0     Aprovado
Wenderson José                7,0     10,0      0,0       0,0            17,0     Reprovado


Observação 1: O aluno que obter nota igual ou maior que 25 pontos nas quatro atividades estará aprovado.
Observação 2: O motivo da reprovação de alguns alunos se deu devido a não entrega das ativiadades avaliativas, qualquer dúvida procurar a direção da escola.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Atividade Avaliativa de Matemática(AA4)

Escola Eunice de Lemos Campos
Disciplina: Matemática
Professor: Elenito Galdino
Nome do(a) aluno(a):

Atividade Avaliativa (AA4)

1ª - Qual a razão das progressões aritméticas a seguir? E qual delas é crescente, decrescente ou constante?
a) (3, 9 , 15, 21, ...)

b) (2, 5, 8, 11, ...)

c) (10, 8, 6, 4, ...)

d) (7, 7, 7, 7, ...)

2ª - Qual o vigésimo termo da progessão aritmética (-8,-3, 2, 7, ...)?

3ª - Qual o décimo quinto termo da progressão aritmética (4, 10, 16, ...)?

4ª - Determine o vigésimo primeiro termo da progressão aritmética (26, 31, 36, ...)

5ª - Determine os seis primeiros termos da sequência definida por An = 1 +2n, com n um número natural diferente de zero.

6ª - A respeito da sequência definida por An = 2n + 7, para n um número natural diferente de zero, determine;
a) O vigésimo termo;

b) A soma de seus cinco primeiros termos.


Obs: Essa atividade é da turma de dependência desta Escola(2011)

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Atividade Avaliativa de Matemática(AA1)


Escola Eunice de Lemos Campos
Disciplina: Matemática
Professor: Elenito Galdino
Nome do(a) aluno(a):
Nome do(a) aluno(a):


Atividade avaliativa(AA1)

1ª – Seja uma função com domínio real definida por f(x) = x² - 5x + 4 . Calcule:
a) f(0)
b) f(8)
c) f(-5)

2ª - Seja f(x) = 3/(x+4) uma função definida para todo real diferente de -4. Calcule:
a) f(0)
b) f(2) + f(3)
c) f(-5) - f(-3)
d) O valor de m, tal que f(m) = -3

3ª – A lei f(x) = 2x² - 12x + 25 representa o número de multas anuais (em milhares), indicado
por f(x) , que serão aplicadas daqui a x anos, em certa cidade.
a) Quantas multas são aplicadas atualmente nessa cidade?
b) Quantas multas serão aplicadas daqui a 2 anos? E daqui a 5 anos?

Boa atividade.
Observação: 3/4 significa que é 3 dividido por 4, assim a função da questão 2 f(x) = 3/(x + 4), significa que é 3 dividido por x + 4 ou seja 3/(x + 4) é uma fração com numerador 3 e denominador x + 4. 

Atividade Avaliativa de Matemática(AA2)


Escola Eunice de Lemos Campos
Disciplina: Matemática
Professor: Elenito Galdino
Nome do(a) aluno(a):
Nome do(a) aluno(a):

Atividade Avaliativa(AA2)

1ª – Determine os zeros ou as raízes das seguintes funções do 1º grau:
a) f(x) = −3x + 4
b) f(x) = 2x + 8
c) f(x) =(3/5)x - 1/2
d) f(x) = 2 + x/2
e) f(x) = −3x + 6
f) f(x) = 2x − 5
2ª – Seja f uma função real de variável real definida por f(x) = x(3−x)+ ( x−1) ² .
a) Mostre que se trata de uma função polinomial do 1º grau.
(Sugestão: Elimine os parênteses e em seguida faça a subtração e a soma dos termos iguais)
b) Calcule a sua raiz.
3ª – Uma indústria implantou um programa de prevenção de acidentes de trabalho. Esse programa
prevê que o número y de acidentes varie em função do tempo t (em anos) de acordo com a lei
y=144−18t . Nessa condições, quantos anos levará para essa indústria erradicar os acidentes de
trabalho?
Boa Atividade.

Observação:  3/5 significa que é 3 dividido por 5 ou seja 3/5 é uma  fração de numerador 3 e denominador 5.

Atividade Avaliativa de Matemática(AA3)

Escola Eunice de Lemos Campos
Disciplina: Matemática
Professor: Elenito Galdino
Nome do(a) aluno(a):
Nome do(a) aluno(a):

Atividade Avaliativa(AA3)

1ª – Identifique como crescente ou decrescente e estude o sinal das seguintes funções:
a) y = 2x + 8
b) y = −3x + 4
c) y = x + 5
d) y = −3x + 9
e) y = 2 − 3x
f) y = 2x + 5
g) y = −3x + 6
h) y = 1 − 5x
i) y = x/3 − 1
j) y = 2 + x/2
Boa atividade!
Observação: x/3 significa que é x dividido por 3 ou seja x/3 é uma fração de numerador x e denominador 3.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Nota

Hoje dia 7 de Setembro de 2011 os funcionários da Escola Etadual Rubens Canuto estão de luto pelo seputamento da colega de trabalho professora Alexandra(História), iremos com certeza sentir muitas saudades do seu jeito de ser e também do seu companheirismo. Que Deus venha consolar os corações de todos seus familiares, sabemos que é um momento dificil para todos, porém infelzmente temos que passa por essa perda.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Relato do dia

Hoje dia 22 de Agosto de 2011 Está completando aproximadamente 9 anos que comecei a ensinar Matemática nas escolas, a minha primeira escola foi Pedro Barbosa Júnior, localizada em Cruz das Almas, Maceió, Alagoas, depois veio as seguintes escolas particulares: Santa Cecilia(Jacitinho) e Miguel Cruz(Benedito Bentes I), escolas Públicas:José Horaldo da Costa(Salvador Lyra),Anny Lyra(Luiz Pedro III),Bom Otávio Aguiar, Eunice de Lemos Campos, Rubens Canuto(Benedito Bentes I e II).


Bom o que aprendi durante este tempo de trabalho foi que a educação vem cada dia sofrendo mudanças com o avanço da tecnologia.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Equação do 1° grau (Continuação)

Disciplina: Matemática
Aula 2.
Assunto: Equação do 1° grau (Continuação)
Professor: Elenito Galdino
Na aula 1 vimos como encontrar a solução de uma equação do 1° grau, nesta aula 2 vai usar os argumentos da aula 1 para resolver outros tipos de equação do 1° grau, vejamos os exemplos abaixo:

Exemplo 1.
Vamos encontrar a solução da equação: 2x +35 = 5x +15.
Solução.
2x -5x + 35 – 35 = 5x – 5x + 15 – 35; (Subtraindo em ambos os membros 5x e 35)
-3x = - 20;
3x = 20; (Alterando o sinal em ambos os membros da equação)
3x/3 = 20/3; (Dividindo ambos os membros da equação por 3)
x = 20/3.

Exemplo 2.
Vamos encontrar a solução da equação: 4(x + 2) = 3(x + 3).
Solução.
4x + 8 = 3x + 9; (Eliminando os parênteses)
4x – 3x + 8 – 8 = 3x – 3x + 9 – 8; (Subtraindo em ambos os membros 3x e 8)
x = 1.

Exemplo 3.
Vamos encontrar a solução da equação 5(x + 2) – 3(x – 3) = 10(x – 1).
Solução.
5x + 10 -3x + 9 = 10x - 10; (Eliminando os parênteses)
5x – 3x + 10 + 9 = 10x – 10; (Agrupando os fatores comuns)
2x + 19 = 10x – 10;
2x – 10x + 19 – 19 = 10x - 10x -10 – 19; (Subtraindo em ambos os membros 10x e 19)
-8x = - 29;
8x = 29;
8x/8 = 29/8; (Dividindo ambos os membros da equação por 8)
x = 29/8.

Agora é com você, procure um livro de Matemática do 7° ano do ensino fundamental e revolva alguns exercícios para testar os seus conhecimentos do assunto dado nesta aula.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Equação do 1° grau

Disciplina: Matemática
Professor: Elenito Galdino de Morais
Aula 1.
Assunto: Equação do 1° grau
*Intrdução:
Chama-se de equação do 1° grau toda sentença matemática que envolve uma igualdade da forma ax + b = c, onde a, b e c são números racionais.
Exemplos:
a)2x + 5 = 9 ( nesta equação temos: a= 2; b = 5 e c = 9)
b)x +8 = 10 (nesta equação temos: a = 1; b = 8 e c = 10)

Numa equação do 1° grau existem primeiro membro e segundo membro, primeiro membro são os termos que ficam antes do sinal de igaldade e segundo membro são os termos que ficam depois do sinal de igauldade, sendo assim na equação abaixo temos:

5x +30 = 50;
Os termos 5x +30 pertence ao primeiro membro da equação, já o termo 50 pertence ao segundo membro.

*Solução de uma equação do 1° grau.
Para encontrar uma solução de uma equação do 1° grau usamos o fato de que as operações fundamentais possuem operações inversas. Observe:
Vamos encontrar a solução da seguinte equação:
5x + 20 = 35;
5x + 20 – 20 = 35 – 20 (Subtraindo em ambos os membros 20)
5x = 15;
5x/5 = 15/5 ( Dividindo ambos os membros por 5)
x = 5.
Vamos encontra a solução da seguinte equação:
4(x – 20 ) = 20;
4x – 80 = 20 (Eliminando os parênteses);
4x – 80 + 80 = 20 + 80 ( Somando em ambos os membros 80);
4x = 100;
4x/4 = 100/4 (Dividindo ambos os membros por 4);
x = 25.

Agora é com você, escolha um livro de Matemática do 7° ano e faça vários exercícios para ver se você entendeu a nossa aula.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Média e Tecnologia

O que são mídia e tecnologia?
Para afirmarmos o que é mídia devemos relacionar o papel da mesma nos diferentes níveis de atuação com um mecanismo de fundamental importância para uma melhoria da qualidade de vida, pois através da mídia obtemos informações nas quais são dos interesses para as pessoas, tais como programas jornalísticos, programas educacionais, programas culturais, programas que relatam informações sobre a previsão do tempo, entre outros.
Com as renovações tecnológicas a mídia tem pegado carona nessas renovações, deixando assim, os seus adeptos com maior possibilidade de obterem informações de uma forma mais rápida e com isso cada vez pod
O que são mídia e tecnologia?
Para afirmarmos o que é mídia devemos relacionar o papel da mesma nos diferentes níveis de atuação com um mecanismo de fundamental importância para uma melhoria da qualidade de vida, pois através da mídia obtemos informações nas quais são dos interesses para as pessoas, tais como programas jornalísticos, programas educacionais, programas culturais, programas que relatam informações sobre a previsão do tempo, entre outros.
Com as renovações tecnológicas a mídia tem pegado carona nessas renovações, deixando assim, os seus adeptos com maior possibilidade de obterem informações de uma forma mais rápida e com isso cada vez podemos observar um forte crescimento nessa área. Então, podemos chegar uma definição de uma palavra chave para mídia que podemos dizer que é mudança de comportamento.
Nos que refere a tecnologia chagamos a uma afirmação que ela é uma ferramenta de fundamental importância para termos acessos a diversas informações referentes a outros lugares em que seria de auto custo se obter estas informações de modo tradicional, ou seja, sem o uso da tecnologia, tais como falar com um parente no exterior, pois, hoje com a tecnologia é só pegarmos um aparelho celular para isso acontecer. Portanto, a tecnologia nos trás benefícios e baixos custos no uso da mídia.
Para complementar o texto segue o comentário em relação à unidade 4 da nossa apostila de estudo.
Nesta unidade que fala sobre os assuntos de debate em rede, bate-papo, lista, fórum de discussão e netiqueta podemos concluir que com a criação de novas ferramentas na internet vem possibilitando um acesso mais rápido a interação entre pessoas a fim de termos opinião diferente entre aqueles que estão participando de encontros on-line.
Com o uso das novas ferramentas, podemos realizar atividades de modo rápido e eficaz, deixando assim aulas mais criativas e saindo das aulas tradicionais, aquelas que infelizmente nós ainda usamos que é o quadro e giz, porém seria ótimo que todas as escolas já possuíssem um laboratório de informática para que os professores pudessem modificar suas atividades e utilizar destas ferramentas que estão sendo mencionadas nesta unidade com os alunos para uma melhor compreensão dos conteúdos dados em sala de aula.
No entanto apesar de estas ferramentas ajudar os professores em suas atividades em sala de aula devemos ter alguns cuidados, como por exemplo na forma de escrever para outras pessoas que vem ler as nossas opiniões e também como trabalhar com os alunos, primeiro temos que preparar as aulas, ou seja, fazer um planejamento antes de levarmos a nossa turma para o laboratório de informática a fim de termos um bom sucesso no desenvolvimento da atividade e assim conseguir uma boa aula.
Como podemos observar com o avanço da tecnologia muitas atividades que eram difícil passaram a ser fácil e mais interessantes, como podemos citar o aluno fazer sua matrícula em algumas universidades através da internet e também saber sua nota, com tudo isso e outros recursos oferecido pela tecnologia temos mais é de comemora e ao mesmo tempo nos capacitarmos para obtermos cada dia novos conhecimentos nessa área.


emos observar um forte crescimento nessa área. Então, podemos chegar uma definição de uma palavra chave para mídia que podemos dizer que é mudança de comportamento.
Nos que refere a tecnologia chagamos a uma afirmação que ela é uma ferramenta de fundamental importância para termos acessos a diversas informações referentes a outros lugares em que seria de auto custo se obter estas informações de modo tradicional, ou seja, sem o uso da tecnologia, tais como falar com um parente no exterior, pois, hoje com a tecnologia é só pegarmos um aparelho celular para isso acontecer. Portanto, a tecnologia nos trás benefícios e baixos custos no uso da mídia.
Para complementar o texto segue o comentário em relação à unidade 4 da nossa apostila de estudo.
Nesta unidade que fala sobre os assuntos de debate em rede, bate-papo, lista, fórum de discussão e netiqueta podemos concluir que com a criação de novas ferramentas na internet vem possibilitando um acesso mais rápido a interação entre pessoas a fim de termos opinião diferente entre aqueles que estão participando de encontros on-line.
Com o uso das novas ferramentas, podemos realizar atividades de modo rápido e eficaz, deixando assim aulas mais criativas e saindo das aulas tradicionais, aquelas que infelizmente nós ainda usamos que é o quadro e giz, porém seria ótimo que todas as escolas já possuíssem um laboratório de informática para que os professores pudessem modificar suas atividades e utilizar destas ferramentas que estão sendo mencionadas nesta unidade com os alunos para uma melhor compreensão dos conteúdos dados em sala de aula.
No entanto apesar de estas ferramentas ajudar os professores em suas atividades em sala de aula devemos ter alguns cuidados, como por exemplo na forma de escrever para outras pessoas que vem ler as nossas opiniões e também como trabalhar com os alunos, primeiro temos que preparar as aulas, ou seja, fazer um planejamento antes de levarmos a nossa turma para o laboratório de informática a fim de termos um bom sucesso no desenvolvimento da atividade e assim conseguir uma boa aula.
Como podemos observar com o avanço da tecnologia muitas atividades que eram difícil passaram a ser fácil e mais interessantes, como podemos citar o aluno fazer sua matrícula em algumas universidades através da internet e também saber sua nota, com tudo isso e outros recursos oferecido pela tecnologia temos mais é de comemora e ao mesmo tempo nos capacitarmos para obtermos cada dia novos conhecimentos nessa área.