Disciplina: Matemática
Aula 2.
Assunto: Equação do 1° grau (Continuação)
Professor: Elenito Galdino
Na aula 1 vimos como encontrar a solução de uma equação do 1° grau, nesta aula 2 vai usar os argumentos da aula 1 para resolver outros tipos de equação do 1° grau, vejamos os exemplos abaixo:
Exemplo 1.
Vamos encontrar a solução da equação: 2x +35 = 5x +15.
Solução.
2x -5x + 35 – 35 = 5x – 5x + 15 – 35; (Subtraindo em ambos os membros 5x e 35)
-3x = - 20;
3x = 20; (Alterando o sinal em ambos os membros da equação)
3x/3 = 20/3; (Dividindo ambos os membros da equação por 3)
x = 20/3.
Exemplo 2.
Vamos encontrar a solução da equação: 4(x + 2) = 3(x + 3).
Solução.
4x + 8 = 3x + 9; (Eliminando os parênteses)
4x – 3x + 8 – 8 = 3x – 3x + 9 – 8; (Subtraindo em ambos os membros 3x e 8)
x = 1.
Exemplo 3.
Vamos encontrar a solução da equação 5(x + 2) – 3(x – 3) = 10(x – 1).
Solução.
5x + 10 -3x + 9 = 10x - 10; (Eliminando os parênteses)
5x – 3x + 10 + 9 = 10x – 10; (Agrupando os fatores comuns)
2x + 19 = 10x – 10;
2x – 10x + 19 – 19 = 10x - 10x -10 – 19; (Subtraindo em ambos os membros 10x e 19)
-8x = - 29;
8x = 29;
8x/8 = 29/8; (Dividindo ambos os membros da equação por 8)
x = 29/8.
Agora é com você, procure um livro de Matemática do 7° ano do ensino fundamental e revolva alguns exercícios para testar os seus conhecimentos do assunto dado nesta aula.
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Equação do 1° grau
Disciplina: Matemática
Professor: Elenito Galdino de Morais
Aula 1.
Assunto: Equação do 1° grau
*Intrdução:
Chama-se de equação do 1° grau toda sentença matemática que envolve uma igualdade da forma ax + b = c, onde a, b e c são números racionais.
Exemplos:
a)2x + 5 = 9 ( nesta equação temos: a= 2; b = 5 e c = 9)
b)x +8 = 10 (nesta equação temos: a = 1; b = 8 e c = 10)
Numa equação do 1° grau existem primeiro membro e segundo membro, primeiro membro são os termos que ficam antes do sinal de igaldade e segundo membro são os termos que ficam depois do sinal de igauldade, sendo assim na equação abaixo temos:
5x +30 = 50;
Os termos 5x +30 pertence ao primeiro membro da equação, já o termo 50 pertence ao segundo membro.
*Solução de uma equação do 1° grau.
Para encontrar uma solução de uma equação do 1° grau usamos o fato de que as operações fundamentais possuem operações inversas. Observe:
Vamos encontrar a solução da seguinte equação:
5x + 20 = 35;
5x + 20 – 20 = 35 – 20 (Subtraindo em ambos os membros 20)
5x = 15;
5x/5 = 15/5 ( Dividindo ambos os membros por 5)
x = 5.
Vamos encontra a solução da seguinte equação:
4(x – 20 ) = 20;
4x – 80 = 20 (Eliminando os parênteses);
4x – 80 + 80 = 20 + 80 ( Somando em ambos os membros 80);
4x = 100;
4x/4 = 100/4 (Dividindo ambos os membros por 4);
x = 25.
Agora é com você, escolha um livro de Matemática do 7° ano e faça vários exercícios para ver se você entendeu a nossa aula.
Professor: Elenito Galdino de Morais
Aula 1.
Assunto: Equação do 1° grau
*Intrdução:
Chama-se de equação do 1° grau toda sentença matemática que envolve uma igualdade da forma ax + b = c, onde a, b e c são números racionais.
Exemplos:
a)2x + 5 = 9 ( nesta equação temos: a= 2; b = 5 e c = 9)
b)x +8 = 10 (nesta equação temos: a = 1; b = 8 e c = 10)
Numa equação do 1° grau existem primeiro membro e segundo membro, primeiro membro são os termos que ficam antes do sinal de igaldade e segundo membro são os termos que ficam depois do sinal de igauldade, sendo assim na equação abaixo temos:
5x +30 = 50;
Os termos 5x +30 pertence ao primeiro membro da equação, já o termo 50 pertence ao segundo membro.
*Solução de uma equação do 1° grau.
Para encontrar uma solução de uma equação do 1° grau usamos o fato de que as operações fundamentais possuem operações inversas. Observe:
Vamos encontrar a solução da seguinte equação:
5x + 20 = 35;
5x + 20 – 20 = 35 – 20 (Subtraindo em ambos os membros 20)
5x = 15;
5x/5 = 15/5 ( Dividindo ambos os membros por 5)
x = 5.
Vamos encontra a solução da seguinte equação:
4(x – 20 ) = 20;
4x – 80 = 20 (Eliminando os parênteses);
4x – 80 + 80 = 20 + 80 ( Somando em ambos os membros 80);
4x = 100;
4x/4 = 100/4 (Dividindo ambos os membros por 4);
x = 25.
Agora é com você, escolha um livro de Matemática do 7° ano e faça vários exercícios para ver se você entendeu a nossa aula.
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Média e Tecnologia
O que são mídia e tecnologia?
Para afirmarmos o que é mídia devemos relacionar o papel da mesma nos diferentes níveis de atuação com um mecanismo de fundamental importância para uma melhoria da qualidade de vida, pois através da mídia obtemos informações nas quais são dos interesses para as pessoas, tais como programas jornalísticos, programas educacionais, programas culturais, programas que relatam informações sobre a previsão do tempo, entre outros.
Com as renovações tecnológicas a mídia tem pegado carona nessas renovações, deixando assim, os seus adeptos com maior possibilidade de obterem informações de uma forma mais rápida e com isso cada vez pod
Com as renovações tecnológicas a mídia tem pegado carona nessas renovações, deixando assim, os seus adeptos com maior possibilidade de obterem informações de uma forma mais rápida e com isso cada vez podemos observar um forte crescimento nessa área. Então, podemos chegar uma definição de uma palavra chave para mídia que podemos dizer que é mudança de comportamento.
Nos que refere a tecnologia chagamos a uma afirmação que ela é uma ferramenta de fundamental importância para termos acessos a diversas informações referentes a outros lugares em que seria de auto custo se obter estas informações de modo tradicional, ou seja, sem o uso da tecnologia, tais como falar com um parente no exterior, pois, hoje com a tecnologia é só pegarmos um aparelho celular para isso acontecer. Portanto, a tecnologia nos trás benefícios e baixos custos no uso da mídia.
Para complementar o texto segue o comentário em relação à unidade 4 da nossa apostila de estudo.
Nesta unidade que fala sobre os assuntos de debate em rede, bate-papo, lista, fórum de discussão e netiqueta podemos concluir que com a criação de novas ferramentas na internet vem possibilitando um acesso mais rápido a interação entre pessoas a fim de termos opinião diferente entre aqueles que estão participando de encontros on-line.
Com o uso das novas ferramentas, podemos realizar atividades de modo rápido e eficaz, deixando assim aulas mais criativas e saindo das aulas tradicionais, aquelas que infelizmente nós ainda usamos que é o quadro e giz, porém seria ótimo que todas as escolas já possuíssem um laboratório de informática para que os professores pudessem modificar suas atividades e utilizar destas ferramentas que estão sendo mencionadas nesta unidade com os alunos para uma melhor compreensão dos conteúdos dados em sala de aula.
No entanto apesar de estas ferramentas ajudar os professores em suas atividades em sala de aula devemos ter alguns cuidados, como por exemplo na forma de escrever para outras pessoas que vem ler as nossas opiniões e também como trabalhar com os alunos, primeiro temos que preparar as aulas, ou seja, fazer um planejamento antes de levarmos a nossa turma para o laboratório de informática a fim de termos um bom sucesso no desenvolvimento da atividade e assim conseguir uma boa aula.
Como podemos observar com o avanço da tecnologia muitas atividades que eram difícil passaram a ser fácil e mais interessantes, como podemos citar o aluno fazer sua matrícula em algumas universidades através da internet e também saber sua nota, com tudo isso e outros recursos oferecido pela tecnologia temos mais é de comemora e ao mesmo tempo nos capacitarmos para obtermos cada dia novos conhecimentos nessa área.
emos observar um forte crescimento nessa área. Então, podemos chegar uma definição de uma palavra chave para mídia que podemos dizer que é mudança de comportamento.
Nos que refere a tecnologia chagamos a uma afirmação que ela é uma ferramenta de fundamental importância para termos acessos a diversas informações referentes a outros lugares em que seria de auto custo se obter estas informações de modo tradicional, ou seja, sem o uso da tecnologia, tais como falar com um parente no exterior, pois, hoje com a tecnologia é só pegarmos um aparelho celular para isso acontecer. Portanto, a tecnologia nos trás benefícios e baixos custos no uso da mídia.
Para complementar o texto segue o comentário em relação à unidade 4 da nossa apostila de estudo.
Nesta unidade que fala sobre os assuntos de debate em rede, bate-papo, lista, fórum de discussão e netiqueta podemos concluir que com a criação de novas ferramentas na internet vem possibilitando um acesso mais rápido a interação entre pessoas a fim de termos opinião diferente entre aqueles que estão participando de encontros on-line.
Com o uso das novas ferramentas, podemos realizar atividades de modo rápido e eficaz, deixando assim aulas mais criativas e saindo das aulas tradicionais, aquelas que infelizmente nós ainda usamos que é o quadro e giz, porém seria ótimo que todas as escolas já possuíssem um laboratório de informática para que os professores pudessem modificar suas atividades e utilizar destas ferramentas que estão sendo mencionadas nesta unidade com os alunos para uma melhor compreensão dos conteúdos dados em sala de aula.
No entanto apesar de estas ferramentas ajudar os professores em suas atividades em sala de aula devemos ter alguns cuidados, como por exemplo na forma de escrever para outras pessoas que vem ler as nossas opiniões e também como trabalhar com os alunos, primeiro temos que preparar as aulas, ou seja, fazer um planejamento antes de levarmos a nossa turma para o laboratório de informática a fim de termos um bom sucesso no desenvolvimento da atividade e assim conseguir uma boa aula.
Como podemos observar com o avanço da tecnologia muitas atividades que eram difícil passaram a ser fácil e mais interessantes, como podemos citar o aluno fazer sua matrícula em algumas universidades através da internet e também saber sua nota, com tudo isso e outros recursos oferecido pela tecnologia temos mais é de comemora e ao mesmo tempo nos capacitarmos para obtermos cada dia novos conhecimentos nessa área.
Com as renovações tecnológicas a mídia tem pegado carona nessas renovações, deixando assim, os seus adeptos com maior possibilidade de obterem informações de uma forma mais rápida e com isso cada vez pod
O que são mídia e tecnologia?
Para afirmarmos o que é mídia devemos relacionar o papel da mesma nos diferentes níveis de atuação com um mecanismo de fundamental importância para uma melhoria da qualidade de vida, pois através da mídia obtemos informações nas quais são dos interesses para as pessoas, tais como programas jornalísticos, programas educacionais, programas culturais, programas que relatam informações sobre a previsão do tempo, entre outros.Com as renovações tecnológicas a mídia tem pegado carona nessas renovações, deixando assim, os seus adeptos com maior possibilidade de obterem informações de uma forma mais rápida e com isso cada vez podemos observar um forte crescimento nessa área. Então, podemos chegar uma definição de uma palavra chave para mídia que podemos dizer que é mudança de comportamento.
Nos que refere a tecnologia chagamos a uma afirmação que ela é uma ferramenta de fundamental importância para termos acessos a diversas informações referentes a outros lugares em que seria de auto custo se obter estas informações de modo tradicional, ou seja, sem o uso da tecnologia, tais como falar com um parente no exterior, pois, hoje com a tecnologia é só pegarmos um aparelho celular para isso acontecer. Portanto, a tecnologia nos trás benefícios e baixos custos no uso da mídia.
Para complementar o texto segue o comentário em relação à unidade 4 da nossa apostila de estudo.
Nesta unidade que fala sobre os assuntos de debate em rede, bate-papo, lista, fórum de discussão e netiqueta podemos concluir que com a criação de novas ferramentas na internet vem possibilitando um acesso mais rápido a interação entre pessoas a fim de termos opinião diferente entre aqueles que estão participando de encontros on-line.
Com o uso das novas ferramentas, podemos realizar atividades de modo rápido e eficaz, deixando assim aulas mais criativas e saindo das aulas tradicionais, aquelas que infelizmente nós ainda usamos que é o quadro e giz, porém seria ótimo que todas as escolas já possuíssem um laboratório de informática para que os professores pudessem modificar suas atividades e utilizar destas ferramentas que estão sendo mencionadas nesta unidade com os alunos para uma melhor compreensão dos conteúdos dados em sala de aula.
No entanto apesar de estas ferramentas ajudar os professores em suas atividades em sala de aula devemos ter alguns cuidados, como por exemplo na forma de escrever para outras pessoas que vem ler as nossas opiniões e também como trabalhar com os alunos, primeiro temos que preparar as aulas, ou seja, fazer um planejamento antes de levarmos a nossa turma para o laboratório de informática a fim de termos um bom sucesso no desenvolvimento da atividade e assim conseguir uma boa aula.
Como podemos observar com o avanço da tecnologia muitas atividades que eram difícil passaram a ser fácil e mais interessantes, como podemos citar o aluno fazer sua matrícula em algumas universidades através da internet e também saber sua nota, com tudo isso e outros recursos oferecido pela tecnologia temos mais é de comemora e ao mesmo tempo nos capacitarmos para obtermos cada dia novos conhecimentos nessa área.
emos observar um forte crescimento nessa área. Então, podemos chegar uma definição de uma palavra chave para mídia que podemos dizer que é mudança de comportamento.
Nos que refere a tecnologia chagamos a uma afirmação que ela é uma ferramenta de fundamental importância para termos acessos a diversas informações referentes a outros lugares em que seria de auto custo se obter estas informações de modo tradicional, ou seja, sem o uso da tecnologia, tais como falar com um parente no exterior, pois, hoje com a tecnologia é só pegarmos um aparelho celular para isso acontecer. Portanto, a tecnologia nos trás benefícios e baixos custos no uso da mídia.
Para complementar o texto segue o comentário em relação à unidade 4 da nossa apostila de estudo.
Nesta unidade que fala sobre os assuntos de debate em rede, bate-papo, lista, fórum de discussão e netiqueta podemos concluir que com a criação de novas ferramentas na internet vem possibilitando um acesso mais rápido a interação entre pessoas a fim de termos opinião diferente entre aqueles que estão participando de encontros on-line.
Com o uso das novas ferramentas, podemos realizar atividades de modo rápido e eficaz, deixando assim aulas mais criativas e saindo das aulas tradicionais, aquelas que infelizmente nós ainda usamos que é o quadro e giz, porém seria ótimo que todas as escolas já possuíssem um laboratório de informática para que os professores pudessem modificar suas atividades e utilizar destas ferramentas que estão sendo mencionadas nesta unidade com os alunos para uma melhor compreensão dos conteúdos dados em sala de aula.
No entanto apesar de estas ferramentas ajudar os professores em suas atividades em sala de aula devemos ter alguns cuidados, como por exemplo na forma de escrever para outras pessoas que vem ler as nossas opiniões e também como trabalhar com os alunos, primeiro temos que preparar as aulas, ou seja, fazer um planejamento antes de levarmos a nossa turma para o laboratório de informática a fim de termos um bom sucesso no desenvolvimento da atividade e assim conseguir uma boa aula.
Como podemos observar com o avanço da tecnologia muitas atividades que eram difícil passaram a ser fácil e mais interessantes, como podemos citar o aluno fazer sua matrícula em algumas universidades através da internet e também saber sua nota, com tudo isso e outros recursos oferecido pela tecnologia temos mais é de comemora e ao mesmo tempo nos capacitarmos para obtermos cada dia novos conhecimentos nessa área.
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