sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Questões da prova de Matemática - 8º ano


Avaliação mensal

1ª – Fatore os polinômios colocando os fatores comuns em evidência.
a) ab + ac.

b) 5x + 20.

2ª – Fatore as seguintes diferenças de dois quadrados.
a) x2 – 4

b) a2 – 36

3ª – Calcule o valor numérico da fração algébrica x + 5 dividido por 2x - 3  para x = 5.

4ª – Qual número inteiro é representado pela fração algébrica 20x²y dividido por 10x²y?

5ª – Qual fração algébrica simplificada representa o quociente de 15m6 n2 por 10m8n?





















Boa Prova!!

Questões da prova mensal de Matemática - 9º ano


Avaliação mensal 3º Bimeatre

1ª – Dada a função definida por f(x) = x2 – x – 9 . Determine:
a ) f(0)

b) f(4)

2ª – Esboce o gráfico das seguintes funções.
a) y = x2 – 3x – 5

b) y = x2 – 4x

3ª – Determine as coordenadas do vértice da parábola definida pela função
y = x2 – 8x + 15


4ª – Calcule x para que a função tem valor de mínimo.
a) y = x2 + 12x + 11

b) y = x2 – 40x

5ª – Qual das “carinhas” abaixo representa uma função do 2º grau que possui ponto de máximo.







sábado, 17 de agosto de 2013

Exercício extra - Desafio 1

Observe o gráfico abaixo e determine a lei da função do 2º grau.













Bom desafio!!

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Exercício de fixação - Fatoração de polinômios e frações algébricas

1 - Fatore os polinômios colocando os fatores comuns em evidência.
a) ab + ac
b) 7x + 14

2 - Fatore as seguintes diferenças de dois quadrados.
a) x² - 9
b) x² - 4
c) x² - 100

3 - Qual número inteiro é representado pela divisão de 10x²m³ por 5x²m³ ?

4 - Dê o valor numérico da divisão de 5x - 2 por 2x + 3 para x = 2

5 - Qual fração algébrica simplificada representa o quociente de 15m³p² por 10m²p ?


Bom exercício!!

Exercício de fixação - Função polinomial do 2º grau

1 - Dado a função definida por f(x) = x² - 3x + 6, determine:
a) f(0)
b) f(4)

2 - Determine os zeros das funções e faça o esboço do gráfico.
a) y = x² - 6 x + 8
b) y = 3x² + 6x

3 - Determine as coordenadas do vértice da parábola definida pela funções do 2º grau:
a) y = x² - 16
b) y = x² - 6x + 8

4 - Verifique se a função tem ponto de máximo ou ponto de mínimo.
a) y = - 100x² + 300x - 1500
b) y = 16x² + 4x + 1
c) y = -x² - 50x + 4

5 - Dada a função definida por y = 3x² - 4x - 20. Calcule o valor de x para que a função tenha valor mínimo.

Bom exercício!!

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Conteúdos da prova mensal de Matemática 3º bimestre CRV

9º anos:
          Função polinomial do 2º grau
          *Valor da função para um valor determinado de x
          *Esboço do gráfico
          *Coordenadas do vértice da parábola
          *Ponto de máximo e ponto de mínimo

8º anos:
          *Fatoração de polinômios
          *Frações algébricas




Bom estudo!!

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Projeto escolar

Projeto escolar:
O trânsito no Brasil.

Grupo 1 - O trânsito na região norte
Grupo 2 - O trânsito na região nordeste
Grupo 3 - O trânsito na região centro - oste
Grupo 4 - O trânsito na região sudeste
Grupo 5 - O trânsito na região sul



Assuntos a serem abordados:
*Tabelas com informações de acidentes ocorridos em cada estado nos últimos dois anos
*Gráficos mostrando a quantidades de vítimas no trânsito de cada estado nos últimos dois anos.
*Porcentagem em relação ao número de vítimas no trânsito nos últimos dois anos.
*O efeito da Lei Seca em relação a acidentes e vítimas no trânsito do Brasil.

Observação:
   A data da apresentação será no dia 02 de Setembro de 2013.

sábado, 7 de julho de 2012

Unidade de medida - Área

Área do círculo

 A área da superfície de um círculo é igual ao produto do número irracional (pi) pelo quadrado da medida do raio.


Acírculo = (pi) x R x R

Exercícios
1º – No centro de uma praça retangular ABCD, de lados AB = 160 m e BC = 120 m, há um lago circular, cujo diâmetro é igual a 2/5  da diagonal da praça. Um menino quer ir do ponto A ao ponto C da praça. Ele tem duas opções: ir ao longo dos lados AB e BC ou ir direto de A e C, contornando o lago.
a) Qual dos dois caminhos é mais curto? Justifique sua resposta.

b) Que fração da área da praça ocupa o lago?


2º – Num acidente no litoral brasileiro, o navio Virgínia II sofreu uma fissura no casco atingindo um dos tanques que continha óleo cru. Considere que a mancha provocada pelo vazamento tenha a forma de um disco circular de raio R, em metros, e que o raio cresce em função do tempo t, em minutos, obedecendo à relação R(t) = 16t + 1. Sendo A a área ocupada pela mancha após 5 minutos do inicio do vazamento, calcule A/81


3º – Um agricultor leva 3 horas para limpar um terreno circular de 5 m de raio. Quanto tempo ele levaria para limpar, mantendo o mesmo ritmo, se o raio do terreno fosse igual a 10 m?



Unidade de medida - Área

Área do retângulo e do quadrado.

  Área do retângulo é dada pelo produto do comprimento pela sua largura.


Aretângulo = Comprimento x largura

 Área do quadrado é dada pelo produto de seus lados

Aquadrado = lado x lado

Exercícios

1º – O comprimento de um terreno retangular tem 28 m a mais do que a frente. Sabendo que o perímetro desse terreno é de 112 m, determine:

a) as dimensões desse terreno.

b) a área desse terreno.

2º – Qual a área do quadrado cuja diagonal mede 5 cm.

3º – Uma parede de 3,5 m de altura e 5 m de comprimento será revestido de azulejos quadrados iguais. Desprezando-se a necessidade de deixar espaço entre os azulejos e supondo-se que não haverá perdas provenientes do corte deles, determine o número de azulejos de 20 cm de lado necessários para revestir a parede.

4º – Um pintor entrega sua tela, que mede 50 cm por 30 cm, para uma vidraçaria fazer a moldura. Por razões estéticas, o tamanho final do quadrado deverá ocupar uma área de 0,24 m2. Determine a largura que terá a moldura da tela.

5º – Supondo que a área média ocupada por uma pessoa em um comício seja de 2 500 cm2, pergunta-se:

a) Quantas pessoas poderão se reunir em uma praça retangular que mede 150 metros de comprimento por 50 metros de largura?

b) Se 3/56 da população de uma cidade lota a praça, qual é, então, a população da cidade?

Unidade de medida - Massa

O quilograma e outras unidades

   O múltiplo mais conhecido do quilograma é a tonelada(símbolo t), que eqivale a 1 000 quilogramas, ou seja:

1t = 1 000 kg

   Um submúltiplo muito importante do quilograma é o grama(símbolo g), que se obtém dividindo-se o quilograma em 1 000  partes iguais, ou seja:

1 kg = 1 000 g

Dividindo-se o grama em 10, em 100, ou em 1 000 partes iguais, teremos outras unidades de massa:

* 1 grama = 10 decigrama(dg)
* 1 grama = 100 centigrama(cg)
* 1 grama = 1 000 miligrama(mg)

Exercício

1º - Na composição da cápsula de um remédio, consta:

Vitamina D = 3,2 mg
Vitamina B = 1,25 mg
Vitamina C = 1,6 mg
Se uma pessoa toma 4 desses comprimidos por dia, quantos miligramas de vitaminas ela vai ingerir por dia?
2º – Um comerciante comprou uma dúzia de peça de queijo, cada uma dela com 850 g. Quantos quilogramas de queijo ele comprou?

3º – No interior de uma caixa estão 28 bolinhas de chumbo e cada tem 0,25 kg. A balança indicou que a caixa com as bolinhas representa 7,35 kg. Quantos gramas tem a caixa sem as bolinhas?

4º – O famoso diamante “Getúlio vagas” tem 145,32 g. Se 1 quilate equivale a 0,2 g, quantos quilates tem esse diamante?

5º – Se um quilograma de carne custa R$ 5,00, quanto devo pagar por 700 g de carne?


domingo, 24 de junho de 2012

Unidades de medidas - Coprimento

Unidade de medida - Comprimento

   O metro, cuja abreviatura é m, é a unidade fundamental e legal para medir comprimentos. É um padrão adequada para medir, por exemplo, a largura de uma rua, o comprimento de uma sala, a altura de uma casa.
   Para medir a distância entre duas cidades, a extensão de uma estrada, o diâmetro da Terra, ou seja, para medir grandes distâncias, há unidades maiores que o metro que são os míltiplos do metro, assim como existe unidade menores que o metro que são os submúltiplos do metro.

Múltiplos do metro
* O decâmetro (dam), que vale 1 dam = 10 m
* O hectômetro (hm), que vale 1 hm = 100 m
* O quilômetro (km), que vale 1 km = 1000 m


Submúltiplos do metro
* O decímetro (dm), que vale 1 dm = 0,1 m
* O centímetro (cm), que vale 1 cm = 0,01 m
* O milímetro (mm), que vale 1 mm = 0,001 m


Na prática, as unidades mais usadas são centímetro (cm) e o milímetro (mm).
Como podemos observar, múltiplos e submúltiplos são obtidos a partir do metro, realizando-se sucessivas multiplicações ou divisões por 10.


Exercícios


1ª - Algumas medidas foram fornecidas a empresa responsável pela construção de casas populares. As informações trazem as dimensões das casas em várias unidades de comprimento diferenciadas. Faça transformação das unidades de forma que as unidades fiquem padronizadas. Observe a tabela com as dimensões das casas populares:

Casa 1                                                                                    
Comprimento: 120 dm
Largura: 700 cm     

Casa 2 
 Comprimento: 0,8 dam
Largura: 90 dm
 Casa 3
Comprimento: 10 000 mm
Largura: 0,009 km

Casa 4
Comprimento: 7 000 mm
Largura: 11 dm
2ª – Uma sala possui 5400 mm de comprimento. Escreva esse comprimento em metros e em quilômetros e diga qual é a unidade de medida mais conveniente para medir essa sala.

3ª – Em um mapa, cada centímetro corresponde a 10,5 km.

a) Se, nesse mapa, a distância entre duas cidades é 15 cm, qual a distância real entre as cidades?

b) Uma cidade que está a 68 250 m do mar, estará, nesse mapa, a que distância do mar?

4ª – Um comerciante foi autuado em sua loja de tecidos pelo fiscal do Instituto Nacional de Pesos e Medidas, pois usava um “metro” com 97 cm. Como até aquele momento havia vendido 385 metros de tecido, em quantos metros sua clientela já havia sido lesada?

5ª – Tenho 64 m de tecido e vou dividi-lo em 20 retalhos de mesmo comprimento. Quantos centímetros de comprimento terá cada retalho?