domingo, 24 de junho de 2012

Unidades de medidas - Coprimento

Unidade de medida - Comprimento

   O metro, cuja abreviatura é m, é a unidade fundamental e legal para medir comprimentos. É um padrão adequada para medir, por exemplo, a largura de uma rua, o comprimento de uma sala, a altura de uma casa.
   Para medir a distância entre duas cidades, a extensão de uma estrada, o diâmetro da Terra, ou seja, para medir grandes distâncias, há unidades maiores que o metro que são os míltiplos do metro, assim como existe unidade menores que o metro que são os submúltiplos do metro.

Múltiplos do metro
* O decâmetro (dam), que vale 1 dam = 10 m
* O hectômetro (hm), que vale 1 hm = 100 m
* O quilômetro (km), que vale 1 km = 1000 m


Submúltiplos do metro
* O decímetro (dm), que vale 1 dm = 0,1 m
* O centímetro (cm), que vale 1 cm = 0,01 m
* O milímetro (mm), que vale 1 mm = 0,001 m


Na prática, as unidades mais usadas são centímetro (cm) e o milímetro (mm).
Como podemos observar, múltiplos e submúltiplos são obtidos a partir do metro, realizando-se sucessivas multiplicações ou divisões por 10.


Exercícios


1ª - Algumas medidas foram fornecidas a empresa responsável pela construção de casas populares. As informações trazem as dimensões das casas em várias unidades de comprimento diferenciadas. Faça transformação das unidades de forma que as unidades fiquem padronizadas. Observe a tabela com as dimensões das casas populares:

Casa 1                                                                                    
Comprimento: 120 dm
Largura: 700 cm     

Casa 2 
 Comprimento: 0,8 dam
Largura: 90 dm
 Casa 3
Comprimento: 10 000 mm
Largura: 0,009 km

Casa 4
Comprimento: 7 000 mm
Largura: 11 dm
2ª – Uma sala possui 5400 mm de comprimento. Escreva esse comprimento em metros e em quilômetros e diga qual é a unidade de medida mais conveniente para medir essa sala.

3ª – Em um mapa, cada centímetro corresponde a 10,5 km.

a) Se, nesse mapa, a distância entre duas cidades é 15 cm, qual a distância real entre as cidades?

b) Uma cidade que está a 68 250 m do mar, estará, nesse mapa, a que distância do mar?

4ª – Um comerciante foi autuado em sua loja de tecidos pelo fiscal do Instituto Nacional de Pesos e Medidas, pois usava um “metro” com 97 cm. Como até aquele momento havia vendido 385 metros de tecido, em quantos metros sua clientela já havia sido lesada?

5ª – Tenho 64 m de tecido e vou dividi-lo em 20 retalhos de mesmo comprimento. Quantos centímetros de comprimento terá cada retalho?





quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Nota de Matemática

Notas das atividades de Matemática
Turma de dependência(Eunice Campos 2011)

Nome dos alunos          AA1      AA2     AA3     AA4      Nota final    Situação
Alexssandra Laís            9,0        6,0     5,0       5,0           25,0      Aprovada
Aline Stephanie              9,0        10,0    10,0     10,0        39,0      Aprovada
Andreza Quitéria            6,5      10,0     9,0       6,0          31,5       Aprovada
Ayrton Alves                   7,0        7,0    9,0        7,0         30,0       Aprovado
Daniela da Silva             6,5      10,0      9,0       6,0          31,5       Aprovada
Daniele Marinho              7,0        5,0      7,0      7,0         26,0      Aprovada
Elvio Luan                       6,5       10,0      5,0      6,0         27,5     Aprovado
Geane Silva                     5,0         6,0      7,0      7,0         25,0     Aprovada
Gleyce Anunciação         0,0        0,0      0,0       0,0           0,0        Reprovada
Graziela de Souza           6,5      10,0      9,0       6,0          31,5       Aprovada
Higor Fernando               7,0      10,0      0,0       0,0          17,0       Reprovado
Ingrids de Omena           6,5       10,0      5,0       6,0           27,5     Aprovada
Jadilso Julio S.Jr              7,0        7,0      9,0       7,0           30,0     Aprovado
Jalisson dos Santos          7,0        5,0      7,0      7,0           26,0      Aprovado
Jenileide dos Santos         6,0        9,0      6,0       6,0           27,0     Aprovada
Leandro Pereira                6,0        6,0      6,0       7,0           25,0    Aprovado
Marx Lucas B.                  6,0        6,0      6,0       7,0           25,0    Aprovado
Patricia Maria                    0,0        0,0      0,0       0,0            0,0      Reprovada
Patricia Santos                 8,5        9,0      5,0      10,0            32,5    Aprovada
Suzana Loureiro               8,5        9,0      5,0      10,0            32,5    Aprovada
Renivaldo Barros              6,0       9,0      6,0       6,0             27,0     Aprovado
Wenderson José                7,0     10,0      0,0       0,0            17,0     Reprovado


Observação 1: O aluno que obter nota igual ou maior que 25 pontos nas quatro atividades estará aprovado.
Observação 2: O motivo da reprovação de alguns alunos se deu devido a não entrega das ativiadades avaliativas, qualquer dúvida procurar a direção da escola.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Atividade Avaliativa de Matemática(AA4)

Escola Eunice de Lemos Campos
Disciplina: Matemática
Professor: Elenito Galdino
Nome do(a) aluno(a):

Atividade Avaliativa (AA4)

1ª - Qual a razão das progressões aritméticas a seguir? E qual delas é crescente, decrescente ou constante?
a) (3, 9 , 15, 21, ...)

b) (2, 5, 8, 11, ...)

c) (10, 8, 6, 4, ...)

d) (7, 7, 7, 7, ...)

2ª - Qual o vigésimo termo da progessão aritmética (-8,-3, 2, 7, ...)?

3ª - Qual o décimo quinto termo da progressão aritmética (4, 10, 16, ...)?

4ª - Determine o vigésimo primeiro termo da progressão aritmética (26, 31, 36, ...)

5ª - Determine os seis primeiros termos da sequência definida por An = 1 +2n, com n um número natural diferente de zero.

6ª - A respeito da sequência definida por An = 2n + 7, para n um número natural diferente de zero, determine;
a) O vigésimo termo;

b) A soma de seus cinco primeiros termos.


Obs: Essa atividade é da turma de dependência desta Escola(2011)

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Atividade Avaliativa de Matemática(AA1)


Escola Eunice de Lemos Campos
Disciplina: Matemática
Professor: Elenito Galdino
Nome do(a) aluno(a):
Nome do(a) aluno(a):


Atividade avaliativa(AA1)

1ª – Seja uma função com domínio real definida por f(x) = x² - 5x + 4 . Calcule:
a) f(0)
b) f(8)
c) f(-5)

2ª - Seja f(x) = 3/(x+4) uma função definida para todo real diferente de -4. Calcule:
a) f(0)
b) f(2) + f(3)
c) f(-5) - f(-3)
d) O valor de m, tal que f(m) = -3

3ª – A lei f(x) = 2x² - 12x + 25 representa o número de multas anuais (em milhares), indicado
por f(x) , que serão aplicadas daqui a x anos, em certa cidade.
a) Quantas multas são aplicadas atualmente nessa cidade?
b) Quantas multas serão aplicadas daqui a 2 anos? E daqui a 5 anos?

Boa atividade.
Observação: 3/4 significa que é 3 dividido por 4, assim a função da questão 2 f(x) = 3/(x + 4), significa que é 3 dividido por x + 4 ou seja 3/(x + 4) é uma fração com numerador 3 e denominador x + 4. 

Atividade Avaliativa de Matemática(AA2)


Escola Eunice de Lemos Campos
Disciplina: Matemática
Professor: Elenito Galdino
Nome do(a) aluno(a):
Nome do(a) aluno(a):

Atividade Avaliativa(AA2)

1ª – Determine os zeros ou as raízes das seguintes funções do 1º grau:
a) f(x) = −3x + 4
b) f(x) = 2x + 8
c) f(x) =(3/5)x - 1/2
d) f(x) = 2 + x/2
e) f(x) = −3x + 6
f) f(x) = 2x − 5
2ª – Seja f uma função real de variável real definida por f(x) = x(3−x)+ ( x−1) ² .
a) Mostre que se trata de uma função polinomial do 1º grau.
(Sugestão: Elimine os parênteses e em seguida faça a subtração e a soma dos termos iguais)
b) Calcule a sua raiz.
3ª – Uma indústria implantou um programa de prevenção de acidentes de trabalho. Esse programa
prevê que o número y de acidentes varie em função do tempo t (em anos) de acordo com a lei
y=144−18t . Nessa condições, quantos anos levará para essa indústria erradicar os acidentes de
trabalho?
Boa Atividade.

Observação:  3/5 significa que é 3 dividido por 5 ou seja 3/5 é uma  fração de numerador 3 e denominador 5.

Atividade Avaliativa de Matemática(AA3)

Escola Eunice de Lemos Campos
Disciplina: Matemática
Professor: Elenito Galdino
Nome do(a) aluno(a):
Nome do(a) aluno(a):

Atividade Avaliativa(AA3)

1ª – Identifique como crescente ou decrescente e estude o sinal das seguintes funções:
a) y = 2x + 8
b) y = −3x + 4
c) y = x + 5
d) y = −3x + 9
e) y = 2 − 3x
f) y = 2x + 5
g) y = −3x + 6
h) y = 1 − 5x
i) y = x/3 − 1
j) y = 2 + x/2
Boa atividade!
Observação: x/3 significa que é x dividido por 3 ou seja x/3 é uma fração de numerador x e denominador 3.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Nota

Hoje dia 7 de Setembro de 2011 os funcionários da Escola Etadual Rubens Canuto estão de luto pelo seputamento da colega de trabalho professora Alexandra(História), iremos com certeza sentir muitas saudades do seu jeito de ser e também do seu companheirismo. Que Deus venha consolar os corações de todos seus familiares, sabemos que é um momento dificil para todos, porém infelzmente temos que passa por essa perda.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Relato do dia

Hoje dia 22 de Agosto de 2011 Está completando aproximadamente 9 anos que comecei a ensinar Matemática nas escolas, a minha primeira escola foi Pedro Barbosa Júnior, localizada em Cruz das Almas, Maceió, Alagoas, depois veio as seguintes escolas particulares: Santa Cecilia(Jacitinho) e Miguel Cruz(Benedito Bentes I), escolas Públicas:José Horaldo da Costa(Salvador Lyra),Anny Lyra(Luiz Pedro III),Bom Otávio Aguiar, Eunice de Lemos Campos, Rubens Canuto(Benedito Bentes I e II).


Bom o que aprendi durante este tempo de trabalho foi que a educação vem cada dia sofrendo mudanças com o avanço da tecnologia.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Equação do 1° grau (Continuação)

Disciplina: Matemática
Aula 2.
Assunto: Equação do 1° grau (Continuação)
Professor: Elenito Galdino
Na aula 1 vimos como encontrar a solução de uma equação do 1° grau, nesta aula 2 vai usar os argumentos da aula 1 para resolver outros tipos de equação do 1° grau, vejamos os exemplos abaixo:

Exemplo 1.
Vamos encontrar a solução da equação: 2x +35 = 5x +15.
Solução.
2x -5x + 35 – 35 = 5x – 5x + 15 – 35; (Subtraindo em ambos os membros 5x e 35)
-3x = - 20;
3x = 20; (Alterando o sinal em ambos os membros da equação)
3x/3 = 20/3; (Dividindo ambos os membros da equação por 3)
x = 20/3.

Exemplo 2.
Vamos encontrar a solução da equação: 4(x + 2) = 3(x + 3).
Solução.
4x + 8 = 3x + 9; (Eliminando os parênteses)
4x – 3x + 8 – 8 = 3x – 3x + 9 – 8; (Subtraindo em ambos os membros 3x e 8)
x = 1.

Exemplo 3.
Vamos encontrar a solução da equação 5(x + 2) – 3(x – 3) = 10(x – 1).
Solução.
5x + 10 -3x + 9 = 10x - 10; (Eliminando os parênteses)
5x – 3x + 10 + 9 = 10x – 10; (Agrupando os fatores comuns)
2x + 19 = 10x – 10;
2x – 10x + 19 – 19 = 10x - 10x -10 – 19; (Subtraindo em ambos os membros 10x e 19)
-8x = - 29;
8x = 29;
8x/8 = 29/8; (Dividindo ambos os membros da equação por 8)
x = 29/8.

Agora é com você, procure um livro de Matemática do 7° ano do ensino fundamental e revolva alguns exercícios para testar os seus conhecimentos do assunto dado nesta aula.