quarta-feira, 22 de abril de 2015

Atividade avaliativa - 1ª série do Ensino Médio


1ª - Dada a função f  de  R em R, tal que f(x) = 10 - x. Calcule:
a) f(0)

b) f(3)

c) f(-2)

d) f(1/2) 

2ª - Um fazendeiro estabelece o preço de saca de café, em função da quantidade de sacas adquiridas pelo comprador. Usando a equação P = 50 + 200/x , em que P é o preço em dólares e x é o número de sacas vendidas.
a) Quanto deverá pagar, por saca, um comprador que adquirir 100 sacas?

b) Quanto deverá pagar, por saca, um comprador que adquirir 200 sacas?

3ª - Determine o domínio e conjunto imagem da f representada a seguir:








sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Professor: Elenito Galdino




Atividade avaliativa

1ª - Classifique em verdadeira ou falsa as igualdades a seguir:
a) 2 + 5 + 7 = 10 + 4
b) 5 + 2 + 1 = 10
c) 14 + 20 = 30 + 5
d) 3 + 10 = 15 + 10
e) 4 + 5 = 13
f) 8 + 5 = 10 + 3
g) 34 + 45 = 60
h) 45 + 12 = 100

2ª - Determine o valor de x nas igualdades a seguir:
a) x + 1 = 6
b) 2x = 16
c) x + 5 = 8
d) x + 7 = 12
f) 6x = 18
g) x + 3 = 5
h) 8 + x = 18


3ª - Expresse cada enunciado a seguir na linguagem matemática:
a) O triplo de um número mais doze é igual a vinte;
b) A soma de dois números naturais consecutivo é igual a trinta;
c) A quinta parte de um número menos treze é igual a dez;
d) A terça parte de um número é igual a vinte;
 
 




segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Assuntos da avaliação do 3º Bimestre CRV

9º anos (A e B)
Estatística:
* Frequência;
Medidas estatísticas:
* Média aritmética
* Média aritmética ponderada
* Moda
Noções de probabilidade


8º anos (A e B)
* Frações algébricas
* Equações Fracionárias
* Equações literais
               

Exercício de fixação - Medidas estatísticas - 9º ano

1º - Comprei duas camisas, uma custou R$ 45,00 e a  outra R$ 39,00. Qual é o preço médio dessas camisas?

2º - Determine a média aritmética ponderada dessas notas:

a) 2 e 4 , com pesos 6 e 9, respectivamente;

b) 3 ; 4 e 8, com pesos 1 ; 4 e 5, respectivamente.

3º -  Uma equipe de futebol tem: 3 jogadores com 21 anos; 4 com 22 anos; 2 com 24 anos; e 2 jogadores com 27. Qual é a média desse jogadores?

4º - Determine a moda de cada sequência.

a) 10; 30; 40; 50; 10; 15

b) 12; 13; 14; 15; 15; 13; 20; 21

c) 3; 4; 7; 8; 9; 10



Bom exercício!!

Exercício de fixação - Probabilidade - 9º ano

1º - Uma urna contém 15 bolas numeradas de 1 a 15. Uma bola é extraída ao acaso da urna. Qual a probabilidade de ser sorteada uma bola com número maior ou igual a 11?

2º - Um dado é lançado e observa-se o número da face voltada para cima. Qual a probabilidade de esse número ser:
a) menor que 3?

b) maior ou igual a 3?

3º - Uma moeda é lançada três vezes, sucessivamente. Qual é a probabilidade de observarmos:
a) exclusivamente uma cara?

b) no máximo duas caras?

4º - Numa comunidade residem 100 pessoas. Uma pesquisa sobre os hábitos alimentares desse comunidade revelou que:

* 25 pessoas consome carnes e verduras
* 83 pessoas consome verduras
* 39 pessoas consome carnes

Uma pessoa da comunidade é escolhida ao acaso. Qual a probabilidade de ela:

a) consumir exclusivamente carnes?

b) ter o hábito alimentar de não comer nem carne nem verduras



Bom exercício!!!


sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Questões da prova de Matemática - 8º ano


Avaliação mensal

1ª – Fatore os polinômios colocando os fatores comuns em evidência.
a) ab + ac.

b) 5x + 20.

2ª – Fatore as seguintes diferenças de dois quadrados.
a) x2 – 4

b) a2 – 36

3ª – Calcule o valor numérico da fração algébrica x + 5 dividido por 2x - 3  para x = 5.

4ª – Qual número inteiro é representado pela fração algébrica 20x²y dividido por 10x²y?

5ª – Qual fração algébrica simplificada representa o quociente de 15m6 n2 por 10m8n?





















Boa Prova!!

Questões da prova mensal de Matemática - 9º ano


Avaliação mensal 3º Bimeatre

1ª – Dada a função definida por f(x) = x2 – x – 9 . Determine:
a ) f(0)

b) f(4)

2ª – Esboce o gráfico das seguintes funções.
a) y = x2 – 3x – 5

b) y = x2 – 4x

3ª – Determine as coordenadas do vértice da parábola definida pela função
y = x2 – 8x + 15


4ª – Calcule x para que a função tem valor de mínimo.
a) y = x2 + 12x + 11

b) y = x2 – 40x

5ª – Qual das “carinhas” abaixo representa uma função do 2º grau que possui ponto de máximo.







sábado, 17 de agosto de 2013

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Exercício de fixação - Fatoração de polinômios e frações algébricas

1 - Fatore os polinômios colocando os fatores comuns em evidência.
a) ab + ac
b) 7x + 14

2 - Fatore as seguintes diferenças de dois quadrados.
a) x² - 9
b) x² - 4
c) x² - 100

3 - Qual número inteiro é representado pela divisão de 10x²m³ por 5x²m³ ?

4 - Dê o valor numérico da divisão de 5x - 2 por 2x + 3 para x = 2

5 - Qual fração algébrica simplificada representa o quociente de 15m³p² por 10m²p ?


Bom exercício!!

Exercício de fixação - Função polinomial do 2º grau

1 - Dado a função definida por f(x) = x² - 3x + 6, determine:
a) f(0)
b) f(4)

2 - Determine os zeros das funções e faça o esboço do gráfico.
a) y = x² - 6 x + 8
b) y = 3x² + 6x

3 - Determine as coordenadas do vértice da parábola definida pela funções do 2º grau:
a) y = x² - 16
b) y = x² - 6x + 8

4 - Verifique se a função tem ponto de máximo ou ponto de mínimo.
a) y = - 100x² + 300x - 1500
b) y = 16x² + 4x + 1
c) y = -x² - 50x + 4

5 - Dada a função definida por y = 3x² - 4x - 20. Calcule o valor de x para que a função tenha valor mínimo.

Bom exercício!!

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Conteúdos da prova mensal de Matemática 3º bimestre CRV

9º anos:
          Função polinomial do 2º grau
          *Valor da função para um valor determinado de x
          *Esboço do gráfico
          *Coordenadas do vértice da parábola
          *Ponto de máximo e ponto de mínimo

8º anos:
          *Fatoração de polinômios
          *Frações algébricas




Bom estudo!!

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Projeto escolar

Projeto escolar:
O trânsito no Brasil.

Grupo 1 - O trânsito na região norte
Grupo 2 - O trânsito na região nordeste
Grupo 3 - O trânsito na região centro - oste
Grupo 4 - O trânsito na região sudeste
Grupo 5 - O trânsito na região sul



Assuntos a serem abordados:
*Tabelas com informações de acidentes ocorridos em cada estado nos últimos dois anos
*Gráficos mostrando a quantidades de vítimas no trânsito de cada estado nos últimos dois anos.
*Porcentagem em relação ao número de vítimas no trânsito nos últimos dois anos.
*O efeito da Lei Seca em relação a acidentes e vítimas no trânsito do Brasil.

Observação:
   A data da apresentação será no dia 02 de Setembro de 2013.